fechar menu

Centerluz Iluminação

menu + busca

CENTERLUZ ENSINA: como iluminar sua casa

28 de novembro de 2015

A iluminação da casa é um ponto essencial para tornarmos o ambiente em que vivemos mais confortável, uma má escolha é capaz de prejudicar o bom funcionamento dos espaços. Para que isso não aconteça, montamos um guia para aconselhá-lo a montar cada ambiente da sua casa.

No Hall de Entrada não existe regra estabelecida, você pode usar desde um lustre até plafons decorados, mas claro, sempre se deve usar do bom senso e tentar pensar no espaço que tem disponível no ambiente. Aconselha-se, na escolha da cor da lâmpada, sempre utilizar cores quentes, para deixar o locar mais confortável.

Na sala o certo é distribuir a iluminação por setores, podendo escolher qual ligar no momento a ser utilizado. No móvel da TV pode ser utilizado uma luz indireta, que não reflita a tela e nem ofusque a vista das pessoas. A cor a ser utilizada pode variar de acordo com o seu gosto, entre neutra ou quente.

Nos corredores, caso haja gesso é possível utilizar embutidos com iluminação focal para quadros ou objetos em destaque, caso não haja pode-se aplicar uma luz geral com um plafon, se for muito comprido o corredor, você pode até optar por um trilho. A escolha da luz pode variar entre neutra ou branca quente.

Já na sala de jantar pode ser utilizado um pendente, destacando e dando luminosidade para a mesa, ou para quem gosta de ambientes mais limpos, pode-se utilizar luz embutida, tornando o espaço mais amplo.

A cozinha é um local de trabalho, mas também é considerada uma área social, por isso é importante garantir a iluminação geral nos locais de circulação e também destacar as bancadas para facilitar no trabalho realizado.

Esses dois setores podem ser separados por cores de lâmpadas, na iluminação geral você pode utilizar uma luz neutra ou uma quente, fica a seu critério, se a cozinha ser conjugada com a sala o aconselhável é manter a mesma cor nos dois ambientes; nas bancadas o melhor é a utilização da cor neutra, pois ela torna os objetos que vão ser manuseados mais nítidos.

No banheiro a iluminação vai variar com as necessidades, pois é um espaço reduzido. O ideal é ter uma luz geral na cor neutra para maior visibilidade do ambiente, um ponto que ilumine a região do chuveiro e outro mais focado no espelho, que preferencialmente sejam em cores quentes, para no banho ser um ambiente mais confortável e na frente do espelho, como usamos para se maquiar ou até mesmo fazer a barba, não corra o risco de destoar do tom da sua pele.

Já em um escritório a iluminação pode variar de acordo com o tamanho do ambiente, caso seja um espaço pequeno, a iluminação geral pode dar conta do recado, caso o espaço seja maior e tem pouca luminosidade natural (janelas) podemos colocar mais um ponto de luz acima da mesa de trabalho ou uma luminária de mesa. A cor aconselhada a se utilizar é sempre neutra.

E por último, mas não menos importante, o quarto. Nesse ambiente existem inúmeras opções, pois cada quarto é disposto de uma maneira diferente. Você pode variar a utilização dos pontos a serem iluminados, ter uma luz geral e destaques na cabeceira da cama e em frente aos guarda-roupas. Como o quarto tem a necessidade de ser um local mais aconchegante, aconselha-se sempre a utilização de cores quentes e também da dimerização, para podermos escolher a intensidade da luz de acordo com a nossa necessidade.

Outras Notícias